TEMPORADA DE VERÃO




"TEMPORADA DE VERÃO"

Na nova peça da Cia. Físico de Teatro (responsável por sucessos como “Savana Glacial”), uma atleta de renome internacional é a principal entrevistada de um talk show num país desconhecido. Enquanto tenta a todo custo falar de suas vitórias, a entrevistadora só quer extrair curiosidades e possíveis escândalos que envolvam sua vida pessoal. Um irreverente jogo dramático que fala da dificuldade de comunicação e as frustradas tentativas de se estabelecer um diálogo.

"Temporada de Verão", novo espetáculo da Cia. Físico de Teatro (responsável por sucessos de critica e público como “Savana Glacial”), com direção de Renato Livera, estréia dia 07 de junho próximo no Espaço SESC, para uma temporada que incluirá o período dos jogos da Copa do Mundo.



O texto é da dramaturga paulistana Maria Paula Leão com colaboração de Sandro Pamponet e orientação e supervisão do premiado autor Jô Bilac. É a segunda vez que a Cia. convida Bilac, repetindo a parceria que em 2010 rendeu o prêmio Shell de Melhor Texto para o espetáculo "Savana Glacial", também indicado à categoria de melhor espetáculo do ano pelo jornais O Globo e Folha de São Paulo.

No elenco estão Adassa Martins, Camila Gama Letícia Cannavale. A luz é de Renato Machado, a cenografia de André Sanches e o figurino de Bruno Perlatto. A realização é do Espaço SESC.

Através de um irreverente jogo dramático, a peça fala do absurdo a que pode chegar a dificuldade de comunicação e as tentativas de estabelecer um diálogo no mundo de hoje, apesar de toda a globalização e da suposta diminuição de fronteiras. O espetáculo procura levantar importantes discussões sobre temas como o preconceito, a inveja, a dificuldade de se comunicar e a evolução do homem ao longo dos tempos.

"O processo de criação de "Temporada de Verão" nos fez enxergar como ainda é distante a compreensão a respeito das diferenças, tornando cada vez mais presente a discussão sobre o preconceito, a evolução da humanidade ao longo dos tempos e a comunicação.", afirma o diretor Renato Livera.

SINOPSE

Uma bem sucedida atleta, Fabrícia (Adassa Martins) é convidada a participar de um importante programa de entrevistas num país desconhecido. No decorrer da entrevista, revela-se para plateia, à revelia de Fabrícia, um segredo muito pessoal da atleta. Apesar da trajetória vitoriosa da entrevistada, a entrevistadora Natasha (Letícia Cannavale) só quer saber das curiosidades que envolvem o seu segredo dentro do esporte, ao estilo “tudo que você gostaria de saber mas nunca teve coragem de perguntar”. Ávida pelo furo de reportagem e motivada pelo ambiente de torcida criado pela platéia, dividida entre homens e mulheres em lados distintos, a apresentadora leva a situação ao extremo do embaraço diante das câmeras. Tudo agravado pela tensão criada com a barreira da língua, já que precisam o tempo todo da intérprete Penélope (Camila Gama) para se comunicar.

A MONTAGEM

Logo à entrada, o público será encaminhado para duas plateias distintas – uma para homens e outra para mulheres, como na trama da peça. A encenação, realizada em semi-arena, procura não recriar nenhum outro lugar imaginário, e sim marcar a ação – o suposto programa de entrevistas - como acontecendo realmente no palco do Espaço SESC.

Uma projeção de legendas ao fundo apresenta, com humor e ironia, a tradução das falas que não compreendemos, e também os pensamentos não revelados verbalmente pelos personagens.

Há em cena um grande aquário e um esqueleto em tamanho natural: “O aquário simboliza a posse de território num espaço determinado, o privado, o domínio de um elemento natural fundamental à vida, o que dá ao homem um lugar de destaque na hierarquia social, provocando ainda a luta pela conquista do poder. Já oesqueleto em tamanho real simboliza a neutralidade, uma estrutura sem gênero definido que iguala a raça humana e dá sustentação à vida, independente do sexo.”,afirma o diretor.

A caracterização das atrizes reforça o tom de masculinidade nas personagens da entrevistadora e da tradutora, que ocupam posições socialmente mais afirmativas, e a feminilidade da personagem entrevistada, a atleta, um tanto introvertida e assumindo uma postura mais suave do que a das outras mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário